Resenha da Cidade

topo resenha2

Todas as Notícias

GASOLINA JÁ SOBE MAIS DE 10% EM SETEMBRO

Resultado de imagem para GASOLINA

Petrobras anunciou nesta segunda-feira (4) uma nova elevação nos preços da gasolina em suas refinarias, que passam a acumular alta de mais de 10% em poucos dias de setembro.

O aumento acontece após o furacão Harvey fechar refinarias nos Estados Unidos e levar a uma disparada nos valores de referência do combustível na semana passada.

A estatal disse em comunicado que o novo reajuste foi decidido por seu Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP), convocado quando há necessidade de reajustar os combustíveis em mais de 7% para cima ou para baixo em um único mês.

Nesta segunda, a Petrobras anunciou alta de 3,3% na gasolina a partir de terça-feira (5). Na semana passada a companhia já havia anunciado reajustes de 4,2% e 2,7% para a gasolina.
No diesel, o reajuste anunciado nesta segunda-feira foi marginal, de 0,1%. Antes o combustível havia subido 0,8% e 4,4%.

PF CUMPRE 127 MANDADOS DE PRISÃO EM OPERAÇÃO CONTRA TRÁFICO DE DROGAS

Resultado de imagem para PF

Nesta segunda-feira (4), a Polícia Federal reliza uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas em cinco estados do Brasil e no Distrito Federal. O grupo investigado usava a cidade de São Paulo como entreposto e o porto de Santos como principal local de saída da droga.

Segundo a PF, o grupo traficou mais de seis toneladas de cocaína pura para a Europa, durante o período da investigação.

A Operação Brabo conta com 820 policiais federais, que cumprem 190 mandados de busca e apreensão, 120 mandados de prisão preventiva e 7 mandados de prisão temporária nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, todos expedidos pela Justiça Federal de São Paulo.

GEÓLOGOS DIZEM QUE REAÇÃO AO FIM DE RESERVA FOI DE 'HISTERIA' E 'DESINFORMAÇÃO'

Extinção de reserva foi promovida sem consulta ao Congresso e à sociedade civil (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)

A extinção da Renca - reserva mineral no Pará e no Amapá do tamanho da Dinamarca - é "o maior ataque à Amazônia em 50 anos". O alarme ecoou no final de agosto em todo o mundo: da tribuna do Senado, pela voz do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), ao jornal inglês The Guardian.
A forte reação deu resultado e o presidente Michel Temer determinou na quinta-feira (31) "a paralisação de todos os procedimentos relativos a eventuais direitos minerários na área (…) em respeito às legítimas manifestações da sociedade e a necessidade de esclarecer e discutir as condições que levaram à decisão de extinção da Renca".
Geólogos ouvidos pela BBC Brasil, no entanto, acusam os protagonistas dessa reação de "histeria", "infantilidade" e "desinformação".

MORO INTERROGA MARCELO ODEBRECHT

Nesta segunda-feira (4), às 14h, o juiz Sergio Moro começou a interrogar Marcelo Odebrecht. De acordo com O Antagonista, hoje pode ser o dia mais importante da Lava Jato.

Em junho deste ano, em depoimento ao juiz Sergio Moro, Emilio Odebrecht, patriarca da empreiteira, negou envolvimento em contratos firmados entre a Petrobras e Odebrecht que teriam sido celebrados em troca de uma futura compra de um terreno para o Instituto Lula. Na denúncia, a força-tarefa da Lava-Jato aponta que o imóvel foi adquirido pela Odebrecht como forma de pagamento de propina ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O petista nega.

ITACARÉ GANHA CAMPEONATO BRASILEIRO DE CANOAGEM

Com 976 pontos, a Associação de Canoagem de Itacaré foi a grande vencedora por equipe do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, realizado no período de 31 de agosto a 03 de setembro no Parque Náutico do Iguaçu, em Curitiba, Paraná. Na segunda colocação ficou a Associação Cacaueira de Canoagem (ACC) que garantiu a prata com 762 pontos. A Associação Caxiense de Esportes Náuticos (ACEN) ficou em terceiro lugar com 657 pontos.

Mais de 470 atletas movimentaram as águas do Parque Náutico Iguaçu, em Curitiba, competindo no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2017. O evento contou com provas de 1000m, 500m e 200m nas categorias Infantil, Menor, Cadete, Junior, Sênior, Master, além da Paracanoagem. De Itacaré participaram da competição cerca de 30 atletas em diversas categorias, sendo apontados como revelação. Durante toda a competição 122 campeões brasileiros foram definidos em mais de 300 provas disputadas. O evento também foi um sucesso de participação contando com 475 atletas com idades entre 09 e 62 anos de idade representando 41 associações de todo o Brasil.

A participação da delegação de Itacaré no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade contou com o apoio da Prefeitura Municipal e de comerciantes locais que acreditaram nos atletas e no grande resultado que o esporte pode trazer para as novas e futuras gerações.

CURSO DE MEDICINA DA UESC É UM DOS 20 MELHORES DO BRASIL, APONTA MEC

Curso de Medicina da Uesc entre os melhores

O curso de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) obteve nota 3,5922 pontos e conceito 4, numa escala de zero a 5 pontos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016. A instituição ficou na 13ª colocação no “Conceito Enade” divulgado na sexta-feira (1ª) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

O curso de Medicina da Uesc foi segundo mais bem avaliado no Nordeste, atrás apenas da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que ficou com conceito 5 no Enade e nota 3,9851 pontos. Na Bahia, a Uesc teve o melhor resultado entre instituições públicas e privadas, conforme apurou o PIMENTA.

Outra instituição pública que também apresentou bom resultado no curso de Medicina foi a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Vitória da Conquista, com conceito 4 (nota 3,5273 pontos). Entre os 20 melhores cursos aparece ainda a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), de Salvador, com Conceito Enade 4 (3,497 0 pontos).

O curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia não ficou entre os 20 melhores do País, mas foi bem avaliado, com nota 2,9986 e conceito 4. Como se percebe, a diferença na classificação deve-se aos décimos. As notas são arredondadas pelo MEC.

No topo da lista no país ficou o curso de Medicina da Universidade Federal de Viçosa (UFV), de Viçosa, em Minas Gerais, com Conceito Enade 5 (4,8308 pontos). O Enade avalia o conhecimento, competência e habilidades dos estudantes. A nota varia de zero a 5 pontos.

COMO É FEITA A AVALIAÇÃO

O Enem é composto de 40 questões, divididas em duas partes: Formação Geral (FG) e Componente Específico (CE). A primeira tem dez questões, sendo oito de múltipla escolha e duas discursivas, que contempla temas como sociodiversidade, biodiversidade, globalização, cidadania e problemas contemporâneos.

Essas perguntas equivalem a 25% da nota da prova. A segunda visa aferir as competências, habilidades e o domínio de conhecimentos necessários para o exercício da profissão e é composta por 30 questões, sendo 27 questões de múltipla escolha e três discursivas, o que equivale a 75% da nota da prova

ADVOGADO NEGA QUE TENTOU ENTRAR COM CHIP EM PRESÍDIO DE ITABUNA

ge

O advogado George Cardoso usou a rede social para esclarecer sobre o fato ocorrido nesta quarta-feira no presídio de Itabuna. O advogado foi detido quando estava entrando no presidio com um “chip” dentro de uma bíblia.

O advogado relatou que foi vítima, pois estava levando uma feira para um cliente que está preso:

“Eu fui levar uma feira para um cliente que foi preso na última segunda-feira, por norma do presidio os familiares não podem levar. Como ele é religioso, a família pediu para levar uma bíblia, eu conferir tudo, mas não localizei o chip, que estava na capa. Jamais tentaria entrar no presidio com um “chip”. Fui até ao complexo e relatei tudo a delegada e ao diretor do presídio.”

 

PREFEITURA DE ITABUNA CONTARÁ COM PARCERIAS PARA REVITALIZAÇÃO DO RIO CACHOEIRA

Itabuna sediará o 4º Fórum das Águas Foto Pedro Augusto

O prefeito Fernando Gomes sinalizou positivamente para a proposta de uma parceria institucional de apoio ao Programa de Humanização do Rio Cachoeira apresentado pelo Centro das Águas – Espaço Cidadão, coordenado por Maria Luzia Mello. O projeto tem como ponto de partida o trabalho de revitalização no rio Água Branca, abrangendo uma área de 2.150 hectares, com uma extensão de 3,7 quilômetros, considerado o maior afluente urbano do Cachoeira em Itabuna, que reúne 11 sub-bacias mais o canal do rio e tem no seu entorno uma população de 17 mil habitantes.

Para o prefeito, o ideal não é apenas a revitalização do Água Branca, numa ação em conjunto entre o – governo municipal, Centro das Águas – que é formado por representantes da Amurc, Rotary, Lions, Maçonaria, TV Santa Cruz, bem como os diversos segmentos da sociedade civil organizada, UFSB e Uesc – e a Universidade de Santa Cruz, mas do próprio rio Cachoeira. Informou que o projeto para eliminação dos esgotos drenados para o Cachoeira está sendo discutido por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano –Sedur – e da Emasa, com a previsão de investimentos de R$ 200 milhões a serem captados junto ao governo federal.

O prefeito destacou ainda a proposta de realizar uma parceria público privada para resolver a questão do abastecimento de água de Itabuna, o que passa também pela conclusão das obras da barragem do rio Colônia e também pela implementação do Plano Municipal de Saneamento Básico, bem como pela redução das perdas na distribuição de água que chegam a 55% em Itabuna.

Num encontro recente com os integrantes do Centro das Águas o prefeito enfatizou a preocupação com o combate ao mosquito aedes aegypti, que está sendo deflagrado a partir desta semana para evitar o risco de um novo surto epidemico de dengue, zika e chikungunya, além de reivindicar o apoio da população que poderia colaborar eliminando os focos nas residências e evitando transformar os 12 ribeirões em verdadeiros depósitos de lixo, onde são jogados entulho, restos de móveis e até geladeiras ou fogões imprestáveis, sem nenhuma condição de uso.

Ele destacou ainda que não apenas está com as portas abertas para uma parceria mais ampla com a Uesc, como foi proposta pelo pró-reitor de Extensão, Alessandro Fernandes Santana, ao destacar a capacidade de liderança e de realizações do prefeito, como também para transformar Itabuna em uma Cidade Universitária, o que deverá acontecer até julho, quando se instala o curso de Medicina das Faculdades Santo Agostinho. Falou ainda do projeto a ser encaminhado ao legislativo e das ações do governo para atração de empreendimentos industriais e comerciais voltados para a geração de emprego e renda.

JUIZ FEDERAL SUSPENDE DECRETO QUE EXTINGUE RESERVA NA AMAZÔNIA

A Justiça Federal suspendeu o decreto do presidente Michel Temer (PMDB) que prevê a extinção da Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), área que possui 47 mil metros quadrados na região da Amazônia. O decreto de Temer foi bastante criticado, inclusive por artistas como Ivete Sangalo e Gisele Bundchen.

A decisão foi deferida na manhã desta quarta-feira (30) pelo juiz federal substituto Rolando Valcir Spanholo, da 21ª Vara do Distrito Federal.

A decisão do magistrado foi tomada com base em uma ação popular apresentada por Antonio Carlos Fernandes. Spanholo determina a suspensão de “todo e qualquer ato administrativo” que tome como base o decreto original e argumenta que o recuo do governo antes da apresentação do novo decreto era “apenas pontual”.

CAMAÇARI É O MUNICÍPIO BAIANO QUE MAIS CRESCEU A POPULAÇÃO ENTRE 2016 E 2017

Resultado de imagem para camaçari

Dentre os dez municípios baianos que mais aumentaram de população entre 2016 e 2017 sem a influência de alterações no território, o campeão de crescimento foi Camaçari, (1,65%, de 292.074 para 296.893 moradores), seguido por Dias D'Ávila (+1,58%, de 79.401 para 80.657 pessoas) e Lauro de Freitas (+1,54%, de 194.641 para 197.636), de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a insituto, com população estimada em 4.015.205 habitantes, a Região Metropolitana de Salvador continua como a sétima mais populosa do país,dentre as 28 existentes em 2017. A diferença em relação à RM Fortaleza, que ocupa a sexta posição, é de 36.539 pessoas, levemente maior que a verificada em 2016 (34.630).

Entrar

Online

Temos 55 visitantes e Nenhum membro online

Assine

Receba todas as novidades do Resenha da Cidade em primeira mão no seu email.