Resenha dos Municípios: um giro pelos principais fatos que marcaram a semana na região

O Resenha da Cidade traz essa novidade, idealizada pelo apresentador Roberto de Souza e sua equipe. Todo final de semana, faremos um giro rápido, em notas objetivas, sobre o que de melhor aconteceu nas cidades circunvizinhas de toda região. Confira abaixo a primeira delas:

Itapetinga – Indígenas pedem em Brasília demarcação de fazenda de Geddel

Indígenas que ocuparam uma das muitas fazendas de Geddel Vieira Lima (PMDB) na Bahia visitaram a Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília, para pedir demarcação da área. Eles foram recebidos pela Coordenação de Identificação e Delimitação. A propriedade alvo do pedido é a Fazenda Esmeralda, em Itapetinga, no centro sul baiano. Em resposta aos representantes indígenas, a Funai disse que não possuía no banco de dados nenhum registro sobre a terra e que, após relato recebido, fará um estudo. O advogado da família Vieira Lima, Franklin Ferraz, disse que soube informalmente sobre a visita dos nativos à Funai, mas destacou que até o momento a defesa não foi procurada pelo órgão.

Ibirataia – Morte do ex-prefeito Julio Leal causa grande comoção na cidade

O deputado estadual Sandro Régis apresentou na Assembleia Legislativa uma moção de pesar pela morte do ex-prefeito de Ibirataia, Júlio Leal, que ocorreu  na última quinta-feira (12), após ter sofrido um acidente automobilístico na BA-120, entre as cidades de Algodões e Ibirataia. O ex-prefeito chegou a ser levado para o Hospital Prado Valadares, em Jequié, e depois foi transferido para Salvador, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. Júlio Leal foi gestor de Ibirataia entre os anos de 2001 e 2004 e atualmente era secretário de Administração do município. Ele era casado com a atual prefeita da cidade, Ana Cléia Leal, com quem tinha um filho. A vítima deixa outros dois filhos, frutos de um casamento anterior. A morte do ex-prefeito causou uma grande comoção entre a população de Ibirataia.

 Ibicaraí – Semana é marcada pela visita de Rui e pelo Ibicaraí Folia

A semana em Ibicaraí está sendo bastante movimentada. Nesta sexta-feira (20),  o governador Rui Costa visitou a cidade, inaugurou a Base Avançada da CIPE Cacaueira, Companhia Especializada da Polícia Militar que reforça a segurança na região; abriu os festejos em comemoração ao aniversário de 65 anos de emancipação política de Ibicaraí, de 20 a 22 de outubro, que conta com atrações do porte de Babado Novo, Neto LX, Dan Valente, Norberto Curvelo, Trio da Huana, Selva Branca, dentre outra; e ainda, autoriou o  convênio do Programa Bahia Produtiva com agricultores familiares e atendeu a imprensa com a presteza de sempre. 

Itamaraju – Governador visita cidade neste sábado

O governador Rui Costa está na manhã deste sábado em Itamaraju, no extremo-sul baiano inaugurando o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep). No local funcionarão o prédio administrativo e a unidade da Polícia Militar, localizado na Rua Acre, no centro da cidade. O governador também entrega 1.811 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para produtores de quatro municípios da região. Por fim, Rui assina ordem de serviço para execução da manutenção civil e da rede elétrica do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.

 

Teixeira de Freitas – Rui Correria não para e também visita Teixeira

Durante a tarde deste sábado, o governador estará em Teixeira de Freitas, também no extremo-sul, para participar da 35ª Expo Agropecuária, no Parque de Exposição Timóteo Brito. Rui ainda entrega a pavimentação asfáltica de mais de 40 mil metros quadrados de 25 ruas da sede municipal.

Ilhéus – Jabes Ribeiro pode se candidatar a Deputado Federal, mas dois nomes correm por fora

O ex-prefeito Jabes Ribeiro cogita lançar candidatura própria para deputado federal, pelo PP. Os nomes do ex-vice-prefeito Cacá Colchões e do vereador Tarcisio Paixão também são analisados pelo partido. Na próxima segunda-feira haverá um encontro estadual do Partido Progressista em Salvador, que poderá definir qual dos três será oficializado candidato.

 

Maracás – Morte de adolescente de 14 anos em assalto, choca a cidade

A Polícia Civil de Maracás investiga a morte de um adolescente de 14 anos, morto com disparo de arma de fogo durante assalto na última quarta-feira (18). Neijyan Farias Oliveira foi morto por um assaltante em uma via pública do bairro Irmã Dulce, quando se recusou a entregar o celulare sofreu um disparo de arma de fogo. O jovem morreu no local. O crime chocou a população local e familiares pedem justiça.

 

Vitória da Conquista – Jovem Dentista morre a caminho de Porto Seguro

O Dr. Luiz Felipe, jovem cirurgião-dentista e empresário, proprietário da Churrascaria Varanda do Espeto, em Almenara/Minas Gerais morreu nesta manhã de sexta-feira (20), após a sua caminhonete S10 cair de uma ponte próxima a cidade de Salto da Divisa. Com ele estavam outros dois passageiros que sobreviveram ao acidente. Os três estavam a caminho de Porto Seguro.